domingo, abril 26, 2009

EXCLUSÃO SOCIAL

Caminhando na linha do tempo podemos encontrar mais ou menos a "infância" em que a exclusão social ficou mais evidente.
A criação de um ser ideal, perfeito, fez com que muitos que não se encaixavam no que a política social exigia, ficassem de alguma maneira excluídos.
Usando a história para explicar melhor, podemos aprender um pouco da luta do por quê tantos, nos dias de hoje, lutam pela causa da Inclusão Social e na banição total do preconceito.



NA LINHA DO TEMPO



Como já foi citado podemos através da história alinhar a infância da segregação(exclusão).
Muitas lutas e guerras foram travadas para que todos pudessem ser homens livres.Em outras palavras iguais.
Várias pessoas morreram lutando por tais objetivos.Outros passaram suas vidas defendendo causas, não exatamente em uma guerra literal, mas uma guerra onde sobrevive a opinião da maioria.
Muitos são influenciados, outros por não se soltarem de tradições que nem imaginam que supostamente seguem.
O direito de sermos iguais sempre esteve assegurado em leis.Será?
Hoje são tantas e tantas leis que na prática não passam de pura demagogia.
Mas sem esquecer que aqueles que estavam por traz de tais leis tinham como objetivo o cumprimento das mesmas.Infelizmente não acontece.


"O SER PERFEITO"






Grandes potências mundiais surgiram durante vários e vários anos de histórias.
Cada uma com tradições, políticas, crenças, culturas e educações diferenciadas.
A hierarquia demonstrava quem tinha o poder e qual era a classe dominante.Por fim,destacando a classe dominante, obviamente uma classes dominada.Ricos e pobres divididos por títulos e por terras.Reis e escravos.
Claro,que não vamos esquecer que cada civilização que se desenvolveram durante todo o período da antiguidade tiveram suas contribuições em desenvolvimentos revolucionários e pensamentos e tradições que ainda hoje são utilizadas.
►Desenvolvimento da Escrita Alfabética.
►As ciências(Matemática/filosofia)
►Artes, literatura o teatro.
►A necessidade de educar.(pensamento educacional)

Neste período, já observamos a desigualdade social que havia.Ricos e pobres, todos bem aparentemente destacados por suas posições perante a sociedade.
A educação, não de escolas, eram só prerrogativas dos poderosos.
Os menos abastados então, teriam de ficar indoutos.Era mais fácil assim serem dominados se não "pensassem".
Daí,começaram-se grandes lutas por igualdade social.
Pessoas que não tiveram medo de perder suas vidas, lutaram até a morte para que muitos pudessem ser pelo menos livres na forma de pensar.Por que na verdade, o poder que tais lideres tinham, estava ligado ao capital e a linhagem de dignitários.
Sendo assim, quase que impossível disseminar pensamentos de liberdade, igualdade social.

No período das civilizações clássicas,a segregação ficou mais evidente.Pois, não só ricos e pobres sofreriam, mas muitos que não se encaixassem no pensamento ideológicos da época.
Na Grécia Antiga, no período da civilização de Esparta e Atenas, criou-se a ideia de um "ser perfeito".
Os homens passariam a ter um porte atlético tanto para concorrer em jogos tanto quanto para se ter a aparência de deuses.
Acreditava-se que se uma pessoa nascesse com uma deficiência, era porque seus pais teriam cometido algum pecado escondido e por esse motivo estariam assim sendo castigados.Por isso,estes,poderiam ser levados a cativos ou até mesmo mortos. Sendo jogados em um precipício.
Na época do Cristianismo, com os ensinamentos de Jesus Cristo “de que todos eram iguais perante Deus” resgatou a condição humana das pessoas.
Roma tinha grande influência sobre a época.
Por isso muitos não o seguiram e nem acreditaram nele.
Depois de Cristo (D.C.), líderes religiosos que seguiam a vontade dos reis passaram a ter domínio sobre todo o povo.
Massacravam até a morte todos aqueles que ousassem desobedecê-los e seguissem o caminho do cristianismo.
Muitos foram mortos em forma de espetáculo para a "alegria" dos romanos.
Isso foram anos de história.
Outro acontecimento na história em que se pode ver isso claramente, a exclusão e segregação, foi no período da segunda Guerra Mundial.
Comandada por Hitler, neste período mais sangrento da história humana, ele, Hitler, defendeu o pensamento “raça ariana".
A princípio o que ele queria era libertar a Alemanha das mãos dos judeus.
Mas tudo mudou de roupagem quando ele, na verdade, quis o poder do mundo em suas mãos.
Todos deveriam fazer o que ele desejasse.
Mas havia alguns que para Hitler não serviria nenhum acordo. Assim como, judeus, homossexuais, deficientes (qualquer patologia), pessoas que queriam manter-se neutras de seu governo que eram dadas como espiãs; tais como as Testemunhas de Jeová.
Milhões morreram.
Outros foram para campos de concentração para trabalhos desumanos.
Usavam-se pessoas, principalmente deficientes,como cobaias.
Faziam todo tipo de experimentação.
Tentavam descobrir como era feito o corpo humano, até que grau suportava temperaturas grandes e baixas.
Como e porquê algumas pessoas nasciam deficientes.
Tentando descobrir curas para diferentes doenças. Elevando assim o poder da raça ariana.
Mas é claro que em todas as épocas veremos pessoas sendo discriminadas por seja lá qual for o motivo dos que as discriminam.
O Apartheid, por exemplo, foi um evento na história de grande segregação de raça.
Negros e brancos nem se quer deveriam passar pelas mesmas ruas. Quanto mais frequentar os mesmos lugares.
Nos dias de hoje, podemos ver que as condições de muitos melhoraram.
Mas ainda vivemos em um tempo de integração.



A “inclusão” tem sido debates em grandes reuniões por todo o mundo.
Seja lá qual for as mediações, pessoas têm lutado por seus direitos. Garantida por leis que "todos deverão ser tratados com igualdade", fizeram que muitos lutassem por este direito.
Estudar em uma escola regular com qualidade educacional para todos ainda vem sendo um grande desafio.
Pois é na escola a onde haverá o primeiro desafio do cumprimento de tais leis.
Para poder quebrar as barreiras entre as diferenças é que as escolas(Instituições educacionais) deverão abraçar essa causa.
Garantindo assim a segurança de que as crianças de hoje crescerão com um pensamento novo, de que a inclusão é o melhor caminho para nos tornamos pessoas completas.
Ver que o que está no outro, é o que precisamos para vivermos em sociedade.
Saber que as diferenças são essenciais para formar um futuro bem diferente daquele que já é passado.
Então que possamos trocar o preconceito por um conceito de algo novo.
Escrevendo assim um presente bem diferente em direção a um futuro promissor.
E que depois que tudo se realmente se tornar passado, poderemos assim lembrar que fizemos parte de uma verdadeira mudança nas letras que escreveram nossa história.

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