terça-feira, maio 26, 2009

CONHECIMENTO-PALAVRA CHAVE PARA QUEBRAR O PRECONCEITO

"Fui alfabetizado no chão do quintal da minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo, não do mundo maior de meus pais.O chão foi o meu quadro-negro; gravetos, o meu giz.
Você veja como isso me marcou, anos depois já homem, eu proponho isso.Ao nível da alfabetização de adultos,por exemplo." PAULO FREIRE



Paulo Reglus Neves Freire aprendeu a ler e escrever no quintal de sua casa, na Estrada do Encanamento, 724, no bairro Casa Amarela, no Recife (PE). Ali, aprendeu a ler e também a escrever, utilizando os gravetos que encontrava pelo chão. Junto com os irmãos e as irmãs, cercado de muito afeto e atenção dos pais, a ponto de só adormecer embalado pelo som do violão tocado pelo “seu papá”, como o chamava. À sombra das mangueiras, sua mãe o ensinou a ler as palavras que o permitiriam ler o mundo à sua volta.
Talvez um prenúncio daquele que seria o mais revolucionário método de alfabetização proposto no século XX, criado por Paulo Freire na década de 1960, que tinha a realidade do aluno como ponto de partida para a aprendizagem permanente.
As palavras acima citada acima mostra como Paulo Freire não precisou de tantos recursos para ser alfabetizado.Mas é claro que um fator elementar havia nesta maneira de ensinar e aprender.É o amor.

E com este pensamento revolucionário que a Professora Jeane costa, da disciplina Jovens e adultos da Faculdade de Formação de Professores de Goiana, do curso de Pedagogia do 6º período e integrante da Diretoria do Centro de Estudos e Pesquisa Paulo Freire no Campus da UFPE- Recife,incentiva seus estudantes a encontrarem os melhores meios para se tornarem educadores atuantes com o objetivo de mudar o sistema educacional conservador.
Em sua Disciplina, Jeane costa, mostra que a educação é um direito de todos sem distinção.Sejam eles crianças, jovens ou adultos, possam aprender a ler e escrever e assim exercerem sua cidadania.
Em um seminário formulado pelos alunos do curso, o tema inclusão estava em todos os assuntos.(25/05/09)
Jovens e adultos, os direitos das mulheres, saúde, educação indígena, inclusão digital e de tecnologias, foram os diversos temas abordados pela equipe.
Além de pessoas convidadas para abordarem os temas:

►Inclusão Social-Professora Lidiane Martins
►Andragogia e Heutagogia-Professor Vieira

O Professor Vieria é professor de Prática de ensino de Matemática e de Trigonometria do curso de Pedagogia na F.F.P.G.
O assunto abordado por ele, com muita propriedade, ainda é um assunto que poucos conhecem.
Com isto chamou a atenção de todos os alunos que assistiam a apresentação dele com auxílio de slides que explicavam a diferença entre Pedagogia x Andragogia e a nova nomenclatura que surgiu a partir desta dialética que é a Heutagogia

Toda turma participou com opiniões e acrescentando com conhecimentos de seus domínios e experiências.
Terminando com uma noite gratificante para todos que participaram.


Clic nas imagens para vê-las ampliadas.












A equipe presenteou os convidados com telas da artista Marinêusa Gonçalo como forma de agradecimento.Onde a artista colocou em cada tela uma pintura única, retratando a personalidade de cada palestrante.

sexta-feira, maio 15, 2009

ANTOLOGIA ON-LINE

Este livro foi uma ideia fantástica.
Utilizar o Orkut como um meio de reunir vários escritores de todo país foi simplesmente dar a oportunidade a muitos que viviam no anonimato a se revelarem para o mundo dos escritores.
Muitos escritores são nem se quer revelados por não terem uma oportunidade de expor seus poemas, ideias, contos, por ainda ser algo muito caro e prerrogativa da minoria.

Houve primeiro um concurso, onde deveriam, os participantes interessados:

►Ser membro da comunidade"Dicas de como publicar um livro".
►Indicar a comunidade para pelo ou menos dois amigos e em seguida confirmação dos novos membros.
►Enviar os poemas.
►Os moderadores escolheriam os poemas e em seguida anunciariam os escolhidos.

Como foi anunciado na última sexta-feira dia 16/05/09.

Ainda não se sabe se vai haver uma noite de autógrafos, pois se trata de uma seleção de autores de diferentes estados.
Os moderadores da comunidade falam em uma tarde ou noite de autógrafos on-line.
Não se sabe como será.
Mas com certeza será tão audacioso quanto esse trabalho que vem sendo feito desde Janeiro de 2009.








O livro "Antologia On-line" está disponível no site de vendas http://clubedeautores.com.br/book/1571--ntologia_Online.